Documentação de criação de app para faculdade

Isabela menezes
6 min readDec 1, 2020

Contexto

Desafio proposto para a imersão UI Expert, onde realizei o desenvolvimento de um aplicativo estudantil para uma faculdade fictícia.

O Desafio

Desenvolver um aplicativo para a universidade FIDA (Faculdade Integrada de Design e Artes) que possibilite aos alunos acessarem informações referentes a sua matrícula (notas, frequência, posição financeira, entre outras) e a comunicação da instituição.

Evidências

Segundo a pesquisa realizada anualmente pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), em 2018, pela primeira vez na história, o uso exclusivo de celulares para acessar a internet superou o de computadores.

Com o aumento do uso de smartphones, aumentou-se também a necessidade de criação de aplicativos mobile para atender os usuários, que mais do que nunca precisam acessar seus dados na palma da mão.

Análise Competitiva

Pesquisei na AppStore alguns aplicativos de faculdade para fazer a análise, mas, para acessar às páginas internas, precisaria ser aluna.

Decidi então analisar a partir das telas disponibilizadas na própria AppStore.

USF Connect

  • Calendário mensal sinalizado com datas das provas
  • Área de biblioteca
  • Espaço para falar com coordenador do curso

UFMS

  • Gráfico comparativo da nota individual com a média da turma
  • É possível pesquisar disponibilidade dos livros na biblioteca
  • Gráfico de frequência

UNAERP

  • Consultas a provas digitalizadas
  • Alerta de principais avisos (como datas de provas) na página principal

PUCRS

  • Materiais extra disponíveis para download

UNIVALI

  • Espaço para visualizar situação financeira

UNICAP

  • Atividades complementares
  • Baixar boletos de pagamentos
  • Eletivas

Matriz CSD

Pesquisa

Comecei a etapa de pesquisa procurando comentários nas avaliações dos aplicativos na AppStore. Algumas respostas que considerei relevantes para o projeto:

Avaliações de aplicativos de faculdades na App Store

Fiz uma pesquisa com estudantes universitários para entender um pouco a relação deles com o sistema das suas faculdades, principalmente os que já possuem aplicativos.

  1. Qual a sua faixa etária?
Qual a sua faixa etária? 68,4% respondeu 23 a 30 anos. 15,8% de 16 a 22. 15,8% respondeu 31 a 42. Ninguém com mais de 43.

2. Sexo

3. A faculdade que você estuda possui aplicativo para celular?

A partir dessa resposta, o questionário se dividiu: estudantes que utilizam aplicativo responderam algumas perguntas a mais, enquanto os que não utilizam, foram direto para outra etapa.

Para os que possuíam aplicativo, primeiro perguntei qual a ferramenta que mais gosta no app. Entre as principais respostas:

  • Grade curricular
  • Verificação e análise de notas
  • Solicitação de requerimentos
  • Notificações de prazos das atividades
  • Mapa
  • Horário dos ônibus
  • Cardápio do almoço

Sobre comunicados da faculdade, como recebem:

A maioria gosta do formato atual.

Quem discordou, uma parte é porque gostaria de receber por Whatsapp, mas recebe no aplicativo. Outros disseram que preferiam tudo pelo aplicativo.

Houve uma sugestão de comunicados mais urgentes serem por notificação e os demais pelo app.

PERGUNTAS PARA TODOS

  1. Sobre o acesso às notas, a grande maioria acessa pelo site e as principais dificuldades encontradas são:
  • Demora para encontrar o local das notas, devido à quantidade de páginas;
  • Servidor que trava.

2. Em seguida, perguntei quão importante consideram as ferramentas abaixo num aplicativo de faculdade (em que 1 é pouco importante e 5 muito importante):

Dados de frequência e falta: maioria votou como muito importante
Agenda e calendário: maioria também considerou muito importante
Disponibilidade de livros na biblioteca: maior parte das pessoas considera nem muito nem pouco importante.
Entrar em contato com a coordenação do curso: a maioria considerou muito importante.

3. Encerrei com a opção de sugerir alguma ferramenta. As mais repetidas/relevantes:

  • Opção de entregar atividades pelo aplicativo;
  • Solicitar serviços na secretaria acadêmica.

Proto-Persona

Mapa de empatia

Pixar Storytelling

Era uma vez Bruna, uma estudante de design que morava em Curitiba com sua gata Pandora.

Todos os dias ela ia para a agência de publicidade que trabalhava, passava o dia em meio à video chamadas e trabalhando no computador e no celular. À noite ia para a aula e, ao chegar, comia algo rápido assistindo à séries para, em seguida, estudar os assuntos da faculdade.

Um certo dia, Bruna precisou acessar às notas da disciplina de Design Emocional, mas não estava com o computador por perto. Utilizou então o navegador web do celular para entrar no portal do aluno, mas, mesmo tendo uma boa usabilidade, eram muitas ações e tempo de carregamento de páginas até conseguir o que precisava.

Por causa disso, desistiu e esperou chegar em casa para conferir. Quando conseguiu, ficou em dúvida sobre uma questão, mas não tinha o contato do professor para esclarecer.

Por causa disso, precisou esperar a aula seguinte para falar com ele. Até que finalmente o encontrou e perguntou sobre a questão e realmente havia um equívoco na sua nota, que logo foi corrigida e lhe deu a aprovação na matéria.

Fluxo do Usuário

Caminhos possíveis que os usuários farão ao utilizar o aplicativo.

Fluxo inicial do app

Wireframes

Para iniciar o desenvolvimento das telas e ter uma simulação de como o aplicativo ficará, desenhei algumas possibilidades em baixa fidelidade para as telas.

Desenhos iniciais

Branding

Como a FIDA é uma faculdade fictícia, criei uma marca sugestiva. Por ser voltada para cursos de Design e Artes, utilizei tons mais alegres de cores que remetessem às sensações desejadas (verde: inteligência e segurança / azul: confiança, empatia).

A tipografia escolhida foi a Open Sans e suas variações, por ser uma fonte de boa leiturabilidade, muitas variações e acessível.

Protótipo em alta fidelidade

As telas foram pensadas para qualquer pessoa (mesmo sem ser aluno) ter acesso à algumas informações principais da faculdade: notícias e contato.

Após fazer o login e acessar a área do aluno, é possível alterar a forma de recebimento dos comunicados nas configurações.

É possível visualizar as notas, comparando com as notas da turma, conferir as disciplinas e informações sobre elas, além de entrar em contato com os professores.

Agenda com datas importantes, situação financeira podendo fazer download dos boletos e recibos.

Notícias e informações de contato atualizadas com informações sobre o curso do aluno.

Protótipo Navegável

Clique no link abaixo para realizar a navegação no aplicativo.

Ferramentas Utilizadas

Adobe Illustrator, XD e Photoshop.

Conclusão e Aprendizados

Com menos de 1 mês estudando a área de UX/UI, participar do desafio foi em primeiro lugar um desafio para mim mesma, pois não me sentia pronta para fazer meu projeto completo e em menos de uma semana. Mas hoje percebo como foi importante e o quanto consegui aprender colocando a mão na massa.

Acredito que ainda há muitas possibilidades nele, além dos testes que precisarão ser feitos. Mas me sinto grata pela oportunidade e motivada a seguir em frente.

--

--